AJUDA / SUGESTÕES

?

Precisa de ajuda?
Tem ideias ou sugestões?

O projeto FAZ SENTIDO é aberto e colaborativo, a sua particição é essencial para todos nós!

Crie sua trilha!

Crie uma Trilha para a sua rede dentro da plataforma FAZ SENTIDO e gerencie por aqui todos os passos do processo de redesenho do ensino fundamental II. Após o cadastro, você poderá convidar parceiros para acompanhá-lo neste percurso. Importante: cada usuário pode participar de apenas uma Trilha. Boa jornada!

Política de compartilhamento

A plataforma FAZ SENTIDO tem como objetivo contribuir com redes de ensino, escolas e professores para construir um ensino fundamental II mais conectado com as características, o contexto, as necessidades e os interesses dos adolescentes do século XXI.

Todos os conteúdos disponibilizados na plataforma estão licenciados em Creative Commons e podem ser publicados em partes ou na íntegra por terceiros. A FAZ SENTIDO apenas sugere que se faça referência à fonte, mas não há obrigatoriedade.

As imagens de autoria da FAZ SENTIDO, assim creditadas no site, seguem o mesmo princípio. Podem ser replicadas e remixadas por terceiros e publicadas com o crédito original da equipe.

Colaboradores que, voluntariamente, enviarem conteúdos (imagens, práticas, recomendações, experiências, sugestões, comentários, dentre outros) para a plataforma concordam, automaticamente, em disponibilizar os materiais de sua autoria no mesmo tipo de licença Creative Commons.

Estamos sempre à disposição para colaborar e esclarecer dúvidas.

Aproveitem!

Compartilhe suas sugestões



Caso você não queira preencher todos os campos ou deseje enviar anexos, escreva para contato@fazsentido.org.br.

Ao compartilhar conteúdos pela plataforma FAZ SENTIDO, você automaticamente concorda em licenciá-los em Creative Commons, para que possam ser multiplicados por terceiros.

Os conteúdos compartilhados por aqui passarão pelo olhar de uma equipe, para garantir que estejam de acordo com o formato da plataforma.

4. Criar Soluções

Nesta etapa, soluções são elaboradas e concretizadas, para então serem testadas e aprimoradas na rede

O que é e por que é importante?

Os principais desafios enfrentados pelas redes de educação são de natureza complexa. Para resolvê-los, é preciso engenhosidade e esforço conjunto. Muitas vezes, fazemos o mesmo de sempre, esperando alcançar resultados distintos. Outras vezes, até propomos soluções diferentes, mas não damos espaço para que os demais participem dessa construção.

Quando alguma coisa não está funcionando, precisamos abrir mão do que já conhecemos e nos lançar na aventura de ampliar nossas referências e criar algo novo. E esse processo de criação não pode deixar de contemplar a perspectiva, as ideias e o compromisso de todos os envolvidos. Vale lembrar que muitas ideias incríveis dão errado por falta de aderência ou de adesão.

A etapa Criar Soluções da Trilha FAZ SENTIDO tem justamente o propósito de abrir espaço para que toda a rede participe ativa e criativamente da resolução dos problemas mapeados na Escuta Inspiracional. A ideia é desafiar gestores, professores, funcionários, estudantes, famílias e comunidades a cocriar soluções para as dificuldades que enfrentam no seu dia a dia.

Pensando em assegurar que esse processo seja de fato criativo, coletivo e efetivo, propomos que as redes realizem Oficinas de Cocriação. A ideia é que esses encontros reúnam diferentes atores da comunidade escolar em um ambiente estimulante e inspirador, que os ajude a construir propostas inovadoras e viáveis para resolver os desafios identificados.

Veja ao lado, em Orientações, dicas para organizar e acompanhar as Oficinas de Cocriação

Cada Oficina de Cocriação tem como foco um problema que pode ser resolvido no nível da própria escola. As soluções criadas são de naturezas diversas: atividades ou materiais pedagógicos, mudanças no funcionamento ou no espaço físico/ambiente da escola, instrumentos que ampliem a participação dos estudantes, ações para engajar as famílias, propostas para melhorar a comunicação e as relações na unidade escolar, estratégias para formação e valorização dos professores, dentre muitas possibilidades.

Os participantes das Oficina de Cocriação também têm o compromisso de experimentar as soluções que criam em suas unidades escolares, com intuito de testá-las e aprimorá-las. As experiências serão fundamentais para a próxima etapa da Trilha, pois servirão de matéria-prima para o Grupo de Trabalho, responsável pela definição de novas diretrizes para o ensino fundamental II.

Além disso, as práticas que derem certo ou gerarem aprendizados relevantes podem e devem ser compartilhadas na plataforma FAZ SENTIDO, para ficarem disponíveis no formato de cards de Recomendações ou Práticas, a fim de que sirvam de inspiração e possam ser adaptadas e experimentadas por todos os educadores usuários.

Lideram esta etapa: coordenadores da Trilha FAZ SENTIDO e equipe técnica convidada para apoiar ou facilitar as Oficinas de Cocriação

Participam desta etapa: alunos, professores, funcionários, coordenadores pedagógicos, diretores, familiares, parceiros da comunidade, gestores e técnicos da secretaria