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Crie uma Trilha para a sua rede dentro da plataforma FAZ SENTIDO e gerencie por aqui todos os passos do processo de redesenho do ensino fundamental II. Após o cadastro, você poderá convidar parceiros para acompanhá-lo neste percurso. Importante: cada usuário pode participar de apenas uma Trilha. Boa jornada!

Política de compartilhamento

A plataforma FAZ SENTIDO tem como objetivo contribuir com redes de ensino, escolas e professores para construir um ensino fundamental II mais conectado com as características, o contexto, as necessidades e os interesses dos adolescentes do século XXI.

Todos os conteúdos disponibilizados na plataforma estão licenciados em Creative Commons e podem ser publicados em partes ou na íntegra por terceiros. A FAZ SENTIDO apenas sugere que se faça referência à fonte, mas não há obrigatoriedade.

As imagens de autoria da FAZ SENTIDO, assim creditadas no site, seguem o mesmo princípio. Podem ser replicadas e remixadas por terceiros e publicadas com o crédito original da equipe.

Colaboradores que, voluntariamente, enviarem conteúdos (imagens, práticas, recomendações, experiências, sugestões, comentários, dentre outros) para a plataforma concordam, automaticamente, em disponibilizar os materiais de sua autoria no mesmo tipo de licença Creative Commons.

Estamos sempre à disposição para colaborar e esclarecer dúvidas.

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Os conteúdos compartilhados por aqui passarão pelo olhar de uma equipe, para garantir que estejam de acordo com o formato da plataforma.

5. Definir Diretrizes

As determinações que irão orientar os caminhos que a rede deseja seguir e pautar novas políticas públicas são chamadas Diretrizes

O que é e por que é importante?

Transformar o ensino fundamental II de toda uma rede de educação, a fim de que faça sentido para os adolescentes, não é tarefa fácil e depende de muita vontade política e empenho da secretaria de educação. A Escuta Inspiracional direciona os esforços que devem ser empreendidos, e as Oficinas de Cocriação geram mudanças no âmbito das escolas. Mas é preciso que esses estímulos subsidiem uma mudança realmente sistêmica na forma como a rede educa seus estudantes do 6º ao 9º ano.

Para que isso aconteça, a secretaria de educação precisa se comprometer a reformular as políticas públicas, os programas e os procedimentos que direcionam o funcionamento dos anos finais do ensino fundamental. A etapa Definir Diretrizes da Trilha FAZ SENTIDO busca, justamente, apoiar esse processo, oferecendo inspirações, referências e uma dinâmica estruturada de trabalho para que a transformação aconteça.

Para que as mudanças propostas tornem-se consistentes e viáveis, propomos que elas sejam construídas de forma colaborativa por uma equipe multidisciplinar da secretaria de educação, que pode acionar outros especialistas internos e externos à rede, sempre que necessário. O processo estrutura-se a partir da constituição de um Grupo de Trabalho, que se reúne regularmente para criar Diretrizes capazes de reorientar a atuação da rede em temas como currículo, práticas pedagógicas, gestão/organização da escola, ambiente/infraestrutura escolar, formação de educadores, avaliação/certificação e participação da família/comunidade, sempre com o intuito de responder aos desafios priorizados pela Escuta Inspiracional.

Veja ao lado, em Ferramentas, dicas para organizar o Grupo de Trabalho

Essas Diretrizes são posteriormente refinadas por técnicos de departamentos da secretaria de educação, responsáveis pela área em questão, e validadas pelo(a)/a secretário(a) e por um comitê composto por representantes de diferentes segmentos da rede.

Veja ao lado, em Orientações, dicas para definir Diretrizes para o ensino fundamental II

É importante lembrar que as Diretrizes só terão efeito se forem, de fato, colocadas em prática, tarefa a ser executada na etapa Implementar e Monitorar da Trilha FAZ SENTIDO.

Lideram esta etapa: gestores e/ou técnicos da secretaria de educação

Participam desta etapa: secretário de educação, representantes da comunidade escolar e especialistas internos e externos à rede