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O projeto FAZ SENTIDO é aberto e colaborativo, a sua particição é essencial para todos nós!

Crie sua trilha!

Crie uma Trilha para a sua rede dentro da plataforma FAZ SENTIDO e gerencie por aqui todos os passos do processo de redesenho do ensino fundamental II. Após o cadastro, você poderá convidar parceiros para acompanhá-lo neste percurso. Importante: cada usuário pode participar de apenas uma Trilha. Boa jornada!

Política de compartilhamento

A plataforma FAZ SENTIDO tem como objetivo contribuir com redes de ensino, escolas e professores para construir um ensino fundamental II mais conectado com as características, o contexto, as necessidades e os interesses dos adolescentes do século XXI.

Todos os conteúdos disponibilizados na plataforma estão licenciados em Creative Commons e podem ser publicados em partes ou na íntegra por terceiros. A FAZ SENTIDO apenas sugere que se faça referência à fonte, mas não há obrigatoriedade.

As imagens de autoria da FAZ SENTIDO, assim creditadas no site, seguem o mesmo princípio. Podem ser replicadas e remixadas por terceiros e publicadas com o crédito original da equipe.

Colaboradores que, voluntariamente, enviarem conteúdos (imagens, práticas, recomendações, experiências, sugestões, comentários, dentre outros) para a plataforma concordam, automaticamente, em disponibilizar os materiais de sua autoria no mesmo tipo de licença Creative Commons.

Estamos sempre à disposição para colaborar e esclarecer dúvidas.

Aproveitem!

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Caso você não queira preencher todos os campos ou deseje enviar anexos, escreva para contato@fazsentido.org.br.

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Os conteúdos compartilhados por aqui passarão pelo olhar de uma equipe, para garantir que estejam de acordo com o formato da plataforma.

1. Mobilizar para Adesão

O projeto FAZ SENTIDO propõe o redesenho para o ensino fundamental II – e, nesta primeira etapa, é fundamental mobilizar e garantir a adesão da rede

O que é e por que é importante?

Começa aqui o percurso a ser trilhado por redes de ensino que desejam promover uma educação que faça mais sentido para os adolescentes. Uma jornada que resulta na construção e implementação participativas de uma nova proposta para o ensino fundamental II.

Como o desejo de mudança é ingrediente fundamental para que a Trilha FAZ SENTIDO funcione, a caminhada se inicia com a mobilização da rede para aderir à proposta com compromisso, empenho e entusiasmo. Qualquer representante pode iniciar este movimento, que pressupõe e promove o envolvimento de toda a comunidade escolar.

Para que a adesão aconteça, é preciso estabelecer diálogo direto com gestores e técnicos da secretaria da educação e membros do conselho da educação, posteriormente ampliado para a comunidade escolar (diretores, coordenadores, professores e estudantes. Busca-se nesse momento apresentar os objetivos e a metodologia da Trilha, a fim de que a rede tenha informação e motivação suficientes para tomar uma decisão bem fundamentada.

É importante destacar que a Trilha FAZ SENTIDO vai ao encontro de programas, projetos e ações já em curso para impactar o ensino fundamental II na rede. A ideia é que, enquanto um guia prático e estruturado de ação, integre múltiplas iniciativas, para que todas estejam em sintonia e alcancem seu máximo potencial.

Uma vez identificados interesse genuíno e condições favoráveis para que o processo de transformação do ensino fundamental II aconteça, é importante que o secretário da educação assine um Termo de Adesão, comprometendo-se a garantir as condições para a realização das próximas etapas da Trilha o gestor assume o compromisso, instaurando assim uma cultura de corresponsabilidade. Sugerimos um modelo para o Termo de Adesão, mas cada rede poderá propor o seu, conforme o contexto e as demandas locais.

Veja ao lado, em Orientações, um modelo de Termo de Adesão

Lidera esta etapa: qualquer representante da rede de educação

Participam desta etapa: secretário da educação, gestor responsável pelo ensino fundamental II na rede e demais técnicos