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O projeto FAZ SENTIDO é aberto e colaborativo, a sua particição é essencial para todos nós!

Crie sua trilha!

Crie uma Trilha para a sua rede dentro da plataforma FAZ SENTIDO e gerencie por aqui todos os passos do processo de redesenho do ensino fundamental II. Após o cadastro, você poderá convidar parceiros para acompanhá-lo neste percurso. Importante: cada usuário pode participar de apenas uma Trilha. Boa jornada!

Política de compartilhamento

A plataforma FAZ SENTIDO tem como objetivo contribuir com redes de ensino, escolas e professores para construir um ensino fundamental II mais conectado com as características, o contexto, as necessidades e os interesses dos adolescentes do século XXI.

Todos os conteúdos disponibilizados na plataforma estão licenciados em Creative Commons e podem ser publicados em partes ou na íntegra por terceiros. A FAZ SENTIDO apenas sugere que se faça referência à fonte, mas não há obrigatoriedade.

As imagens de autoria da FAZ SENTIDO, assim creditadas no site, seguem o mesmo princípio. Podem ser replicadas e remixadas por terceiros e publicadas com o crédito original da equipe.

Colaboradores que, voluntariamente, enviarem conteúdos (imagens, práticas, recomendações, experiências, sugestões, comentários, dentre outros) para a plataforma concordam, automaticamente, em disponibilizar os materiais de sua autoria no mesmo tipo de licença Creative Commons.

Estamos sempre à disposição para colaborar e esclarecer dúvidas.

Aproveitem!

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Caso você não queira preencher todos os campos ou deseje enviar anexos, escreva para contato@fazsentido.org.br.

Ao compartilhar conteúdos pela plataforma FAZ SENTIDO, você automaticamente concorda em licenciá-los em Creative Commons, para que possam ser multiplicados por terceiros.

Os conteúdos compartilhados por aqui passarão pelo olhar de uma equipe, para garantir que estejam de acordo com o formato da plataforma.

2. Organizar o Processo

Este é o momento de planejar o projeto – um estágio essencial para estruturar o processo de mudança dos anos finais do ensino fundamental II


O que é e por que é importante?

Assim que a rede assume o compromisso de construir uma nova proposta para os anos finais do ensino fundamental, cabe à secretaria da educação – preferencialmente, já representada por dois coordenadores de projeto – planejar o processo de transformação, valendo-se das orientações disponibilizadas pela Trilha FAZ SENTIDO. Para a organização da jornada, sugere-se a elaboração de um Plano de Trabalho e um Plano de Comunicação e Mobilização.

O Plano de Trabalho contempla a definição da equipe responsável, as ações a serem realizadas, os recursos necessários e o cronograma do processo, que deve ser factível e se encaixar no calendário da rede. A proposta é assegurar as condições necessárias para a realização da Trilha e estruturar cada uma de suas etapas com base no contexto e especificidades da rede. O documento pode e deve ser ajustado ao longo do percurso, a fim de incorporar novas ideias e aprendizados.

Veja ao lado, em Orientações, dicas para estruturar a equipe do projeto e para elaborar o Plano de Trabalho

Veja ao lado, em Ferramentas, um modelo de Plano de Trabalho

O Plano de Comunicação e Mobilização prevê as ações e os canais a serem utilizados para a manutenção de um diálogo claro, direto, permanente e motivador com a comunidade escolar. A intenção é informar a rede sobre o desenvolvimento de cada etapa da Trilha, fomentar a participação, estimular a partilha de experiências e permitir que todos acompanhem e se apropriem dos resultados alcançados. Mais do que criar novos meios de comunicação, sugerimos a utilização dos recursos que já existem e são bem acessados pela rede, como site, blog, WhatsApp, página no Facebook, e-mail, mural, dentre outros.

Veja ao lado, em Orientações, dicas para elaborar o Planejamento de Comunicação e Mobilização

Veja ao lado, em Ferramentas, um modelo de Plano de Comunicação e Mobilização

Lideram esta etapa: representantes da secretaria da educação, nomeados coordenadores da Trilha FAZ SENTIDO

Participam: gestores, técnicos e demais agentes da secretaria