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O projeto FAZ SENTIDO é aberto e colaborativo, a sua particição é essencial para todos nós!

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Crie uma Trilha para a sua rede dentro da plataforma FAZ SENTIDO e gerencie por aqui todos os passos do processo de redesenho do ensino fundamental II. Após o cadastro, você poderá convidar parceiros para acompanhá-lo neste percurso. Importante: cada usuário pode participar de apenas uma Trilha. Boa jornada!

Política de compartilhamento

A plataforma FAZ SENTIDO tem como objetivo contribuir com redes de ensino, escolas e professores para construir um ensino fundamental II mais conectado com as características, o contexto, as necessidades e os interesses dos adolescentes do século XXI.

Todos os conteúdos disponibilizados na plataforma estão licenciados em Creative Commons e podem ser publicados em partes ou na íntegra por terceiros. A FAZ SENTIDO apenas sugere que se faça referência à fonte, mas não há obrigatoriedade.

As imagens de autoria da FAZ SENTIDO, assim creditadas no site, seguem o mesmo princípio. Podem ser replicadas e remixadas por terceiros e publicadas com o crédito original da equipe.

Colaboradores que, voluntariamente, enviarem conteúdos (imagens, práticas, recomendações, experiências, sugestões, comentários, dentre outros) para a plataforma concordam, automaticamente, em disponibilizar os materiais de sua autoria no mesmo tipo de licença Creative Commons.

Estamos sempre à disposição para colaborar e esclarecer dúvidas.

Aproveitem!

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Caso você não queira preencher todos os campos ou deseje enviar anexos, escreva para contato@fazsentido.org.br.

Ao compartilhar conteúdos pela plataforma FAZ SENTIDO, você automaticamente concorda em licenciá-los em Creative Commons, para que possam ser multiplicados por terceiros.

Os conteúdos compartilhados por aqui passarão pelo olhar de uma equipe, para garantir que estejam de acordo com o formato da plataforma.

3. Realizar Escutas Inspiracionais

No processo de redesenho do ensino fundamental II, mapear as necessidades e os desejos da comunidade escolar é fundamental – são eles que apontam o melhor caminho a ser seguido

O que é e por que é importante?

Mudanças importantes só acontecem quando há motivação, foco e perseverança. Para transformar o ensino fundamental II e fazer com que tenha mais sentido para os adolescentes, uma rede precisa entender o que não está funcionando, permitir-se sonhar com uma nova realidade, definir claramente o que será transformado e persistir, pois as transformações não acontecerão em um passe de mágica.

A Escuta Inspiracional busca justamente ouvir todos os envolvidos para mapear suas percepções, necessidades e desejos. O processo aprofunda o conhecimento da realidade, que vai se revelando a partir do ponto de vista de quem a vive no dia a dia, incluindo alunos, familiares, educadores, gestores, técnicos e conselheiros, estejam eles nas escolas, na secretaria, nos sindicatos ou no conselho de educação. Também estimula o diálogo e o engajamento, criando canais de comunicação permanentes, a fim de assegurar que todos os segmentos participem ativamente, seja na definição de prioridades, seja na resolução dos problemas encontrados.

A consulta acontece por meio de duas atividades complementares: a escuta qualitativa, via rodas de conversa, e a escuta quantitativa, via questionários estruturados. As ações apoiam a construção de um Mapa de Desafios, que indica o que não está funcionando, e um Mapa de Oportunidades, que aponta sonhos e desejos. Organizadas em uma Matriz para Definição de Prioridades, as questões discutidas ressaltam com clareza a relevância dos desafios apontados e a viabilidade das soluções vislumbradas.

Veja ao lado, em Orientações, dicas para realizar e sistematizar as Escutas Inspiracionais

Veja ao lado, em Ferramentas, um modelo de Mapa de Desafios e Oportunidades e de Matriz para Definições de Prioridades

Ao final dessa etapa, espera-se que a rede tenha o estímulo e os insumos necessários para indicar que mudanças precisam ser feitas ao longo da implementação da Trilha FAZ SENTIDO. Essas transformações devem integrar um verdadeiro pacto firmado entre a secretaria de educação e a comunidade escolar, preferencialmente registrado em um Termo de Compromisso, no qual todos os segmentos da rede tenham a sua parcela de responsabilidade e se comprometam a cumpri-la.

Veja ao lado, em Ferramentas, um modelo de Termo de Compromisso

Lideram esta etapa: facilitadores das Escutas coordenadores da Trilha FAZ SENTIDO

Participam desta etapa: estudantes, professores, coordenadores pedagógicos, gestores de escolas, gestores de rede, famílias e comunidade