A ordem das perguntas não precisa ser a mesma sugerida neste documento. Caso o tempo da roda de conversa não seja suficiente para que todas as perguntas sejam realizadas, tente garantir, ao menos, perguntas grifadas.
Sobre as perguntas que tratam de evasão escolar e de reprovação, pode-se escolher apenas um dos temas para abordagem, caso não seja possível conversar sobre ambos.
Ressaltamos que essas rodas de conversa são momentos especiais, nos quais cada escola pode verificar necessidades particulares, acrescentando as questões que julgarem pertinentes, desde que a base não seja alterada.
Ainda que o foco seja ouvir os estudantes, sugerimos que outros públicos da comunidade escolar também sejam ouvidos. A percepção de todos ajuda a montar esse diagnóstico de maneira ainda mais completa. Neste sentido, é importante, também, garantir um ambiente seguro e que as rodas ocorram separadas por cada público.
1. Como as suas necessidades e os seus desejos são levados em conta na escola? Existem espaços para falar sobre isso? Quais? Se não existem, quais espaços precisam ser criados?
2. Na sua escola, você e seus colegas podem ser quem são? Você se sente respeitado na sua escola? Se não, quais são as questões que a sua escola não reconhece?
3. Como as decisões são tomadas na sua escola?
4. Você sente que tem espaço para participar das decisões da sua escola? De que maneira isso acontece ou poderia acontecer? Como você pode contribuir para a tomada de decisões da sua escola?
5. Por que você acha que os estudantes reprovam?
6. Você já teve algum colega que parou de ir pra escola? Por que você acha que isso aconteceu? O que a escola poderia ter feito para isso não acontecer?
7. O que é ser um cidadão responsável? Como a sua escola contribui para isso? Como você pode melhorar a sua escola?
1. Como as necessidades e os desejos dos estudantes são levados em conta na escola? Existem espaços para que eles falem sobre isso? Quais? Se não existem, quais espaços precisam ser criados?
2. Na sua escola, os estudantes podem ser quem eles são? Os estudantes se sentem respeitados na sua escola? Se não, quais as questões que a sua escola não reconhece?
3. Os estudantes da sua escola sabem como as decisões são tomadas?
4. Os estudantes têm espaço para participar das decisões da sua escola? De que maneira isso acontece ou poderia acontecer? Como os estudantes podem contribuir para a tomada de decisões da sua escola?
5. Por que você acha que os estudantes reprovam?
6. Por que você acha que os estudantes evadem? O que a escola pode fazer para isso não acontecer?
7. O que é ser um cidadão responsável? Como a sua escola contribui para formar os estudantes neste sentido? Como os estudantes podem melhorar a escola?
1. Você sente que as necessidades e desejos dos estudantes são levados em conta na escola? Existem espaços para que eles falem sobre isso? Quais? Se não existem, quais espaços precisam ser criados?
2. Você sente que na escola os estudantes podem ser quem eles são? Os estudantes se sentem respeitados na escola? Se não, quais as questões que a sua escola não reconhece?
3. Você sente que os estudantes sabem como as decisões são tomadas na escola?
4. Os estudantes têm espaço para participar das decisões na escola? De que maneira isso acontece ou poderia acontecer? Como eles podem contribuir para a tomada de decisões na escola?
5. Por que você acha que os estudantes reprovam?
6. Por que você acha que os estudantes evadem da escola? O que a escola pode fazer para isso não acontecer?
7. O que é ser um cidadão responsável? Como a escola contribui para formar os estudantes neste sentido? Como os estudantes podem melhorar a escola?