Recomendação
Avaliação adaptativa

Esse tipo de avaliação oferece instrumentos que não são prontos e sim construídos conforme o aluno responde às questões

Explicação

A ideia é oferecer instrumentos de avaliação que, ao invés de virem prontos, sejam construídos conforme o aluno responde às questões, o que evita que uma prova fique muito fácil ou muito difícil. Isso porque todo instrumento já pronto tem um máximo e um mínimo de conhecimento exigido para sua resolução.

As avaliações adaptativas podem estar integradas às plataformas adaptativas, como são chamados os ambientes de aprendizagem online. Eles são baseados em algoritmos que analisam o desempenho dos jovens em tempo real para sugerir conteúdos específicos para as suas necessidades.

Assim, as tarefas vão sendo oferecidas em graus de dificuldade conforme os acertos e erros de quem a está respondendo, e o nível de dificuldade de cada item apresentado depende da resposta do item anterior. Isso gera uma medida de proficiência mais precisa e com menor número de itens respondidos.

Esses tipos de teste são chamados de Testes Adaptativos Computadorizados (CAT, na sigla em inglês, e TAI em castelhano). Um deles bastante acessado é o Khan Academy, que oferece exercícios, vídeos de instrução e um painel de aprendizado personalizado que permite aos estudantes aprender matemática no seu próprio ritmo dentro e fora da sala de aula.

Referência

Para mais informações consulte o estudo Avaliação na plataforma FAZ SENTIDO.

Estudos Relacionados

  • Avaliação Educacional