Encontrar uma medida justa para avaliar a qualidade docente é uma tarefa complexa, mas necessária para o aprimoramento
Explicação
A avaliação não pode ser direcionada apenas aos estudantes: o desempenho dos professores e da equipe gestora também deve ser constantemente repensado e aprimorado. Só assim será possível desenvolver e renovar as práticas e, por consequência, impactar positivamente os estudantes e impulsioná-los em sua evolução.
Encontrar uma medida justa para avaliar a qualidade docente é uma tarefa complexa. É importante não limitar a avaliação dos professores a uma prova de conteúdo, nem tomar o desempenho dos jovens como reflexo direto da qualidade dos profissionais – afinal, outras variáveis, como as questões estruturais, também entram nessa conta.
De acordo com a Plataforma Apreender, o desempenho dos professores pode ser avaliado a partir das capacidades de:
- Engajar → Despertar nos estudantes interesse, entusiasmo, comprometimento e participação .
- Promover desenvolvimento emocional → Levar os jovens a desenvolver abertura às diferenças, sociabilidade, determinação, postura inovadora, entre outras.
- Promover desenvolvimento social → Levar os estudantes a reconhecer e exercer direitos e deveres, agir de forma ética, sustentável e responsável, participar da vida política e ser agente de transformação.
- Fazer bom uso das práticas pedagógicas, segundo os seguintes critérios:
- Personalização → Adaptação das práticas pedagógicas ao perfil, ritmo, interesses e conhecimentos prévios de cada aluno.
- Experimentação → Adoção de práticas pedagógicas baseadas em vivências práticas e interativas.
- Uso do território → Aproveitamento dos ativos do entorno da escola para ampliar tempos, espaços e agentes da aprendizagem.
- Uso da tecnologia → Adoção de tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem.
- Uso de práticas pedagógicas diversificadas → Capacidade de adotar, promover e aplicar práticas pedagógicas mais diversificadas.
Já o exercício da equipe gestora da escola pode ser analisado a partir das seguintes habilidades:
- Planejamento → Capacidade de elaborar e implementar o PPP (Projeto Político Pedagógico), documento que define e orienta os objetivos e as estratégias pedagógicas e de gestão da escola.
- Gestão de pessoas → Capacidade de promover uma gestão participativa e de engajar a família dos estudantes.
- Gestão da aprendizagem: Capacidade de monitorar o desempenho dos estudantes e construir uma visão de futuro para a escola.
- Gestão do orçamento → Capacidade de captar, distribuir e executar os recursos da escola de forma eficiente, segundo prioridades que favoreçam, em primeiro lugar, a aprendizagem dos estudantes.
- Gestão da infraestrutura → Capacidade de manter um ambiente funcional às atividades escolares e o mais convidativo possível para os estudantes.
Referência
Plataforma Aprender – Empreender na Aprendizagem, Avaliação de Impacto (http://bit.ly/avaliacao-aprendizagem).