É nesse grupo de pessoas que os jovens muitas vezes encontram suporte emocional e financeiro para a realização de seus projetos
Explicação
Os familiares têm um papel de extrema importância no desenvolvimento de um projeto de vida. É nesse grupo de pessoas que os jovens muitas vezes encontram suporte emocional e financeiro para a realização de seus projetos. No entanto, o papel da família pode ser tanto de facilitadora quanto dificultadora do processo de escolha. Além disso, o repertório familiar pode também obstaculizar a exploração de novas possibilidades, restringindo a escolha aos percursos mais comuns no meio em que os pais vivem. Por isso, é preciso cautela para que os jovens não tomem decisões baseados nas frustrações e expectativas dos pais.
A escola, no entanto, pode ser um ótimo articulador nesse período para fomentar o diálogo com a família de forma a apresentar novos horizontes e ampliar o leque de possibilidades. Assim, incluir o projeto de vida dos estudantes no currículo escolar – seja de maneira contínua, seja em um projeto específico – cria uma oportunidade interessante de estabelecer parcerias entre escola e família e de acompanhar o desenvolvimento dos estudantes. É importante, nesse trabalho, manter o foco no projeto dos jovens, cuidando para que este não seja apenas uma projeção das expectativas dos adultos responsáveis.
Referência
“O estresse entre vestibulandos e suas relações com a família e a escolha profissional”, de Larissa Santos, na revista Psicologia em Estudo (v. 10, n. 1, p. 57-66, jan./abr. 2005); “Apoio da família impulsiona jovem a seguir seu projeto de vida no ensino médio”, Porvir, em http://bit.ly/porvir-projeto-de-vida.