Trabalhar o gênero textual e, através dele, sentir a emoção e a expectativa de escrever para alguém desconhecido
Objetivos
- Promover relações sociais a partir da escrita de cartas
- Estimular o interesse pela produção escrita
- Trabalhar a carta como gênero textual
- Valorizar e aprimorar a caligrafia
- Promover a conexão entre estudantes de escolas diferentes
Contexto
Os jovens de hoje se relacionam de maneira instantânea devido ao uso da internet. Por conta disso, perdeu-se a emoção de esperar a resposta de alguém e a expectativa em receber impressões pessoais e íntimas sobre a maneira de ser, agir, pensar… de outra pessoa. Este sentimento, tão valorizado poucos anos atrás, pode ser vivenciado a partir da escrita de um gênero esquecido ou, ainda, desconhecido por alguns estudantes: a carta.
Percurso
- Mobilização de conhecimentos prévios – Em aula, o professor promove a leitura de uma carta para os alunos e propõe uma conversa a respeito do gênero, do conteúdo e da importância do texto em questão. Em seguida, assiste com a turma a um trecho do filme Mary e Max, Uma Amizade Diferente (veja abaixo, em “Dicas”, onde acessá-lo).
- Roda de Conversa – Após o filme, o professor propõe uma roda de conversa acerca da experiência de escrever para alguém desconhecido.
- Imagem, Leitura – O professor solicita, então, aos alunos que representem suas identidades a partir de imagens, desenhos e frases.
- Produção de texto escrito – A partir do conteúdo imagético, os estudantes escrevem cartas sobre suas maneiras de pensar, agir, sobre suas realidades, desejos, interesses… detalhes que queiram dividir, refletindo, assim, sobre suas vidas e identidades.
- Conexão – Pela escola, as cartas são entregues a alunos de outras turmas ou a representantes de outra instituição de ensino, para distribui-las. Aqueles que recebem as cartas escrevem, então, suas respostas, entregues pela escola aos respectivos destinatários.
- Redes Sociais – Após a troca de cartas, o professor cria um blog para que os alunos relatem suas experiências e, também, um grupo no WhatsApp para que narrem e compartilhem as cartas recebidas em arquivos de áudio.
Dica
- Mary e Max (dublado em português): http://bit.ly/mary_e_max.
- O projeto pode ser realizado simultaneamente em duas escolas diferentes.
- Antes de optar pelo blog ou WhatsApp, o professor pode combinar com os alunos a rede social ideal para engajar a turma.
Recursos
- Equipamento audiovisual para transmissão de filme em sala de aula.
- Papéis, canetas esferográficas, canetinhas, cola, tesoura, revistas para recortes.
Inspiração
Prática criada por professores, alunos e coordenadores pedagógicos em oficina de cocriação realizada na Escola Municipal Joir Brasileiro, em Salvador (BA), município onde o FAZ SENTIDO foi implementado.