Troca de referências via mídias sociais
Objetivos
- Levar os alunos a lançarem um olhar mais crítico e propositivo sobre temas diversos
- Aproximar o professor no ambiente digital dos alunos
Contexto
Muito jovens se sentem julgados e pouco ouvidos. Ao mesmo tempo que apreciam dar suas opiniões, também são produtores de diversos conteúdos opinativos na internet como os canais no YouTube e páginas de humor no Facebook. Sendo assim, o questionamento e o debate surgem como vias educativas pertinentes.
Percurso
- O professor lança um tema em aula, por exemplo bullying, para provocar a troca de opinião entre os estudantes via posts no aplicativo Snapchat*.
- Os alunos adicionam o professor como amigo no Snapchat* para que ele receba as publicações. Os colegas podem se adicionar para que todos vejam as publicações.
- Os estudantes respondem à provocação do tema do professor com publicações fora do período de aula.
- O professor acompanha as opiniões publicadas.
- O professor avalia o que possui vocação para ser explorado em aula e propõe debates, reflexões e conexões com o planejamento de aula.
Recursos
- Celulares e computadores com acesso à internet
- Espaço dentro e fora da escola
- Tempo: uma semana