Objetivo:
Reorganizar o espaço físico e os acordos de convivência escolar para promover um ambiente mais acolhedor, estimulante, funcional, participativo e adequado às necessidades dos estudantes através da criação coletiva dos Combinados da Turma.
Coordenadores da Trilha FAZ SENTIDO
Estudantes . professores . funcionários . coordenadores pedagógicos . diretores . familiares . parceiros da comunidade
1. Estruturar a equipe do projeto
É aqui que tudo começa! Para que a Trilha aconteça conforme o previsto, é importante que o Professor-Coordenador do Projeto se integre sobre os próximos passos do processo. Ele que vai garantir a elaboração do planejamento, colocá-lo em prática e acompanhar a sua implementação. O papel dessa coordenação é delinear, articular e realizar as atividades previstas no Plano de Trabalho e no Plano de Comunicação.
Orientações
Como estruturar a equipe do projeto?
2. Elaborar o plano de trabalho
Para construir um processo de transformação é preciso organização. Por isso, sugerimos a elaboração do Plano de Trabalho, que contempla a definição da equipe participante, as ações a serem realizadas, os recursos necessários e o cronograma do processo. A proposta é assegurar as condições necessárias para a realização da Trilha e estruturar cada uma de suas etapas com base no contexto e especificidades. O documento pode – e deve – ser ajustado ao longo do percurso, a fim de incorporar novas ideias e aprendizados.
Orientações
Como elaborar o plano de trabalho?
Ferramentas
Termo de adesão – Professor
Termo de compromisso – Professor
Plano de Trabalho
3. Planejar a comunicação e mobilização
Uma boa comunicação é fundamental para mobilizar os estudantes e a comunidade escolar em um processo de transformação! Por isso, é essencial a criação de um Plano de Comunicação. Ele prevê as ações e os canais que serão utilizados para um diálogo claro, direto, permanente e motivador. A intenção é informar a todos sobre o desenvolvimento de cada etapa da Trilha, fomentar a participação, estimular a partilha de experiências e permitir que os interessados acompanhem e se apropriem dos resultados alcançados.
Orientações
Como planejar a comunicação e mobilização?
Ferramentas
Plano de Comunicação
1. Realização da Escuta Inspiracional
Comece ouvindo! A Escuta Inspiracional buscar envolver e ouvir os estudantes e a comunidade escolar para aprofundar o conhecimento sobre as principais necessidades e, assim, poder mapear desafios e oportunidades. Essa consulta acontece por meio de duas atividades complementares: a escuta qualitativa, via rodas de conversa, e a escuta quantitativa, via questionários estruturados.
Orientações
Como realizar a Escuta Inspiracional?
Ferramentas
Roteiro de Perguntas Norteadoras
Modelo de questionário para escuta quantitativa
2. Registro e Sistematização da Escuta Inspiracional
Com a Escuta realizada, chega o momento de sistematizar o que foi ouvido! Esse registro vai apoiar a construção de um Mapa de Desafios e Oportunidades, que indica o que não está funcionando e aponta sonhos e desejos.
Orientações
Como registrar e sistematizar a Escuta Inspiracional?
Ferramentas
Mapa de desafios e oportunidades
3. Devolutiva da Escuta Inspiracional e Pacto de Prioridades
É essencial que todos que participaram do processo possam também conhecer os resultados. Cada descoberta precisa ser compartilhada. Desta forma, a comunidade escolar pode definir quais são as prioridades a serem tratadas nas próximas etapas da Trilha.
Orientações
Como fazer a devolutiva da Escuta Inspiracional e pactuar prioridades?
Professor coordenador da Trilha
Alunos . comunidade escolar . professores . diretores . coordenadores
Na etapa Escutar e Escolher, você identificou que o Ambiente da Escola é o desafio mais relevante para os seus estudantes nesse momento. Agora, nosso convite, é que a solução para estas questões seja desenvolvida a partir de um processo criativo e colaborativo. Dessa forma é possível enriquecer o resultado ao acessar uma grande diversidade de pontos de vista e ideias, garantir a corresponsabilização dos diferentes estudantes e criar uma cultura de mudança.
Lembre-se que para ser possível realizar esta etapa, é fundamental que você tenha feito a Escuta Inspiracional, disponível na etapa Escutar e Escolher. Caso não tenha realizado essa atividade ainda, clique aqui.
Para criar em conjunto, sugerimos que você organize Oficinas de Cocriação, que são encontros participativos, criativos e fáceis de serem conduzidos! Para as Oficinas de Cocriação, preparamos alguns materiais (como uma orientação para organizar, realizar e registrar os resultados da criação coletiva), e algumas ferramentas que ajudarão no desenvolvimento do passo a passo das oficinas. E você também irá contar com os seguintes conteúdos:
Então, vamos lá!
1. Preparação das Oficinas de Cocriação
Chegou a hora de preparar a realização das Oficinas de Cocriação! Para que tudo corra bem, e seja possível a mobilização de um bom número de participantes, preparamos uma orientação que explica em detalhes como esse processo funciona.
Orientações
Como organizar e facilitar as Oficinas de Cocriação?
2. Execução das Oficinas de Cocriação
Esse é o momento da realização as oficinas. Se nunca realizou ou liderou uma atividade como essa, não se preocupe! Separamos abaixo algumas ferramentas para ajudá-lo nesse momento.
Ferramentas
Roteiro para Oficina de Cocriação dos Combinados da Turma
Mapa para Criação de Soluções
Questionário de Avaliação da Oficina de Cocriação
3. Registro das soluções criadas
Cocriar com a comunidade escolar é um processo rico. Por isso, organizar o que foi gerado e compartilhar com todos é fundamental. Para ajudá-lo com essas tarefas, sugerimos o uso da ferramenta abaixo – que dará apoio para a sistematização dos resultados.
Ferramentas
Registro das Soluções Criadas
Professor coordenador da Trilha
Alunos . comunidade escolar . professores . diretores . coordenadores
Na etapa anterior, Criar em Conjunto, os estudantes geraram várias propostas de solução para o desafio de Ambiente da Escola. Agora chegou a hora de analisar e selecionar as propostas que serão desenvolvidas de forma detalhada (os conteúdos, formato e compartilhamento do produto).
Você vai encontrar orientações e ferramentas que darão suporte a todo o trabalho. Além disso, é importante levar em consideração os seguintes materiais:
Vamos lá?
1. Detalhamento do produto
Para que a mudança proposta consiga se concretizar, é fundamental desenvolver mais a fundo as ideias de solução geradas na etapa Criar em Conjunto. Abaixo você encontrará as ferramentas necessárias para dar conteúdo e forma ao seu produto do tema Ambiente da Escola.
Ferramentas
Roteiro de detalhamento dos Combinados da Turma
Plano de Desenvolvimento de Produtos
Combinados da Turma
2. Validação e ajustes
Com o produto do tema Ambiente da Escola construído e detalhado, chegou o momento de validá-lo com o objetivo de realizar ajustes e melhorias. Veja na orientação abaixo como fazer isso.
Orientações
Como validar o novo produto?
3. Partilha
Essa é a hora de compartilhar o seu produto do tema Ambiente da Escola com os estudantes – e outros professores – e mobilizá-los para o seu uso! Separamos a seguir algumas dicas importantes que irão ajudá-lo a fazer isso da melhor forma.
Orientações
Como comunicar o novo produto?
Professor coordenador da Trilha
Alunos . comunidade escolar . professores . diretores . coordenadores
Na etapa anterior, Desenvolver o Produto, o principal objetivo era detalhar e aprofundar o que foi selecionado como desafio relevante na etapa Escutar e Escolher e que teve propostas de solução desenvolvidas na etapa Criar em Conjunto.
Com o produto em mãos, chegou a hora de tirá-lo do papel! Para colocá-lo em prática é importante que as condições necessárias sejam garantidas, e que você possa acompanhar sua implementação, avaliar e compartilhar os resultados gerados.
Selecionamos aqui algumas orientações importantes para a realização desta etapa do trabalho. Além disso, não se esqueça, você pode sempre consultar os materiais disponíveis em toda a plataforma FAZ SENTIDO, como por exemplo:
Vamos lá!
1. Garantia das condições para colocar em prática
Para dar início à implementação do produto desenvolvido na etapa anterior, é essencial garantir as condições necessárias. Veja na orientação abaixo como esse processo funciona.
Orientações
Como garantir as condições para colocar em prática?
2. Acompanhamento
Para que o processo de implementação corra bem, é importante estabelecer um processo simples, mas efetivo, de acompanhamento, que monitore e registre sistematicamente como anda a implementação.
Orientações
Como realizar o acompanhamento?
3. Avaliação e partilha dos resultados
Chegamos ao último passo da Trilha! Este é o momento de refletir sobre os resultados alcançados com o projeto. Como nem sempre se chega aos resultados desejados de primeira, esse momento também inclui a revisão do que não foi efetivo e o desenho de ajustes, para que os objetivos inicialmente traçados sejam alcançados. Por fim, é preciso compartilhar os resultados conquistados para garantir a transparência do processo e continuar contando com a participação de todos, tanto para aprimorar o que ainda não está bom, quanto para celebrar as conquistas. Veja na orientação a seguir algumas dicas para fazer o processo de avaliação (e também de partilha de resultados).
Orientações
Como avaliar e compartilhar os resultados?