Estabelecer vínculos dos alunos com os espaços/equipamentos da escola, por meio de produção de conteúdo difundido via QR Code ou Código QR*
Objetivos
- Gerar uma relação mais afetiva entre os alunos e o espaço escolar
- Criar um senso de aproprição e pertencimento dos estudantes em relação à escola
- Propiciar uma experiência de maior protagonismo entre os estudantes
- Dar mais sentido e aplicabilidade aos conteúdos disciplinares
Contexto
Muitas escolas do Ensino Fundamental II têm sua estrutura física deteriorada pelos próprios alunos. Geralmente a questão está associada à falta de pertencimento e afetividade dos estudantes para com o ambiente escolar, bem como à ausência de canais de escuta e participação que os estimulem, inclusive, a cuidar da sua escola.
Percurso
- Os professores identificam espaços da escola a serem trabalhados: quadra, sala de aula, corredor, banheiro, escada, etc. Selecionam também alguns equipamentos: bebedouro, lousa, carteira, lata de lixo, etc.
- Os alunos são divididos e cada grupo recebe a tarefa de produzir um conteúdo relativo a um espaço ou a um equipamento. Por exemplo, um grupo vai trabalhar a quadra, o outro o bebedouro.
- Cada grupo também se associa a uma disciplina e deve produzir o conteúdo sobre o espaço/equipamento em articulação com sua respectiva área do conhecimento. Se o grupo da quadra recebe a disciplina matemática, pode calcular a área da quadra ou estimar quantos toques são dados em uma partida de futsal. Da mesma forma se o grupo do bebedouro recebe a disciplina português, pode buscar a origem da palavra ou criar uma narrativa envolvendo o tema água. Cada grupo usa sua criatividade para produzir conteúdos, valendo-se de diversas linguagens: texto, foto, ilustração, vídeo, áudio, etc.
- Os professores mediam os grupos para refletir sobre seus conteúdos e avaliam o produto final, validando o que foi produzido.
- Com o aval dos professores, os grupos publicam seus conteúdos em alguma plataforma digital: post em um blog, vídeo no YouTube, podcast (nome dado ao arquivo de áudio digital, frequentemente em formato MP3), etc. Em seguida, copiam o link e colam em um gerador de Código QR, como por exemplo o http://br.qr-code-generator.com
- O código de barras gerado é impresso pelo grupo e colado no respectivo espaço ou equipamento. Desta forma, toda a comunidade escolar pode ter acesso aos conteúdos criados, basta aproximar a câmera do telefone celular, aprofundando sua relação com os espaços/equipamentos, os quais passam a ter mais significado por estarem associados a conteúdos interessantes elaborados pelos próprios estudantes.
Recursos
- Internet wi-fi
- Celulares e computadores com acesso à internet
- Impressora
- Fita adesiva para afixar os impressos nas paredes e objetos
- Considerar todo o espaço da escola, incluindo as áreas deterioradas
- Tempo: recomenda-se duas semanas