Prática
Recebendo novos alunos

Gincana de boas-vindas para receber os novos alunos que entram no Ensino Fundamental II

Objetivos

  • Tornar a entrada no Ensino Fundamental II mais fácil e divertida
  • Promover a integração dos alunos com os novos colegas e professores

Contexto

A passagem para o 6º ano do Ensino Fundamental II é marcada por mudanças que representam desafios para o aluno: um número muito maior de professores, novas disciplinas, conteúdos mais complexos e aprofundados e, em alguns casos, uma nova escola. Fazer com que eles explorem o novo espaço e se integrem com os colegas e professores pode ajudá-los a criar diferentes significados e a se conectarem com o aprendizado.

Percurso

  1. A direção da escola planeja a atividade junto com os funcionários e professores de diversas disciplinas. Esse planejamento consiste em:
  • Selecionar os espaços da escola onde acontecerão as atividades da gincana: salas, quadras, biblioteca, refeitório, pátio etc.
  • dividir os espaços entre professores e funcionários: cada um fica responsável por um espaço e lá permanece durante a gincana.
  • criar pequenos desafios intelectuais, físicos e relacionais que serão resolvidos pelos alunos ao longo da gincana:
    • os desafios intelectuais consistem em problemas de rápida resolução de disciplinas diversas;
    • os desafios físicos consistem em atividades físicas de fácil execução;
    • os desafios relacionais consistem em conhecer melhor algum funcionário ou professor.
  • selecionar três desafios (um intelectual, um relacional e um físico) para cada espaço da escola por onde a gincana passará.
  • selecionar uma pessoa que será responsável por disparar os desafios aos grupos participantes da gincana, um “mestre”.
  1. No primeiro dia de aula, quando os estudantes entram oficialmente no Ensino Fundamental II, eles são informados da gincana e divididos em grupos de quatro a seis alunos no máximo.
  1. Cada grupo elege um líder. O líder é quem irá se comunicar via WhatsApp com o “mestre” da gincana, recebendo dele as orientações sobre onde o grupo deve ir e quais desafios deve resolver.
  1. A gincana começa com o líder do grupo recebendo no seu WhatsApp uma foto de um ambiente da escola, enviada pelo “mestre”. Então, o grupo sai em busca desse local percorrendo todos os espaços até encontrá-lo.
  1. Ao chegar no local correto, o líder tira uma foto e manda via WhatsApp, para o “mestre” ter a confirmação de que eles encontraram o lugar. A foto desbloqueia os desafios.
  1. Primeiro, recebem do “mestre”, via WhatsApp, um desafio intelectual que deve ser resolvido pelo grupo – por exemplo, uma conta matemática. Ao encontrar a resolução, o grupo envia a resposta ao “mestre”.
  1. Se ela estiver correta, o grupo recebe o segundo desafio, o físico – por exemplo, fazer dez polichinelos. Para confirmar a realização da tarefa, o líder filma o grupo fazendo os exercícios e envia ao “mestre”.
  1. Por fim, o “mestre” envia o desafio relacional, que serve para o grupo conhecer um pouco sobre o professor ou funcionário presente no espaço – por exemplo, qual é o nome do seu cachorro? O grupo pergunta à pessoa, e o líder envia a resposta ao “mestre”.
  1. Realizados com sucesso os três desafios, o “mestre” envia ao líder do grupo a imagem de um novo espaço da escola, e assim a gincana prossegue até terminar todos os locais.

Recursos

  • Celulares com acesso à internet
  • Aplicativo WhatsApp instalado
  • Espaços diversos da escola
  • Tempo: primeiro dia de aula

Estudos Relacionados

Nenhum estudo encontrado!