Gincana de boas-vindas para receber os novos alunos que entram no Ensino Fundamental II
Objetivos
- Tornar a entrada no Ensino Fundamental II mais fácil e divertida
- Promover a integração dos alunos com os novos colegas e professores
Contexto
A passagem para o 6º ano do Ensino Fundamental II é marcada por mudanças que representam desafios para o aluno: um número muito maior de professores, novas disciplinas, conteúdos mais complexos e aprofundados e, em alguns casos, uma nova escola. Fazer com que eles explorem o novo espaço e se integrem com os colegas e professores pode ajudá-los a criar diferentes significados e a se conectarem com o aprendizado.
Percurso
- A direção da escola planeja a atividade junto com os funcionários e professores de diversas disciplinas. Esse planejamento consiste em:
- Selecionar os espaços da escola onde acontecerão as atividades da gincana: salas, quadras, biblioteca, refeitório, pátio etc.
- dividir os espaços entre professores e funcionários: cada um fica responsável por um espaço e lá permanece durante a gincana.
- criar pequenos desafios intelectuais, físicos e relacionais que serão resolvidos pelos alunos ao longo da gincana:
- os desafios intelectuais consistem em problemas de rápida resolução de disciplinas diversas;
- os desafios físicos consistem em atividades físicas de fácil execução;
- os desafios relacionais consistem em conhecer melhor algum funcionário ou professor.
- selecionar três desafios (um intelectual, um relacional e um físico) para cada espaço da escola por onde a gincana passará.
- selecionar uma pessoa que será responsável por disparar os desafios aos grupos participantes da gincana, um “mestre”.
- No primeiro dia de aula, quando os estudantes entram oficialmente no Ensino Fundamental II, eles são informados da gincana e divididos em grupos de quatro a seis alunos no máximo.
- Cada grupo elege um líder. O líder é quem irá se comunicar via WhatsApp com o “mestre” da gincana, recebendo dele as orientações sobre onde o grupo deve ir e quais desafios deve resolver.
- A gincana começa com o líder do grupo recebendo no seu WhatsApp uma foto de um ambiente da escola, enviada pelo “mestre”. Então, o grupo sai em busca desse local percorrendo todos os espaços até encontrá-lo.
- Ao chegar no local correto, o líder tira uma foto e manda via WhatsApp, para o “mestre” ter a confirmação de que eles encontraram o lugar. A foto desbloqueia os desafios.
- Primeiro, recebem do “mestre”, via WhatsApp, um desafio intelectual que deve ser resolvido pelo grupo – por exemplo, uma conta matemática. Ao encontrar a resolução, o grupo envia a resposta ao “mestre”.
- Se ela estiver correta, o grupo recebe o segundo desafio, o físico – por exemplo, fazer dez polichinelos. Para confirmar a realização da tarefa, o líder filma o grupo fazendo os exercícios e envia ao “mestre”.
- Por fim, o “mestre” envia o desafio relacional, que serve para o grupo conhecer um pouco sobre o professor ou funcionário presente no espaço – por exemplo, qual é o nome do seu cachorro? O grupo pergunta à pessoa, e o líder envia a resposta ao “mestre”.
- Realizados com sucesso os três desafios, o “mestre” envia ao líder do grupo a imagem de um novo espaço da escola, e assim a gincana prossegue até terminar todos os locais.
Recursos
- Celulares com acesso à internet
- Aplicativo WhatsApp instalado
- Espaços diversos da escola
- Tempo: primeiro dia de aula