Prática
Debate digital

Troca de referências via mídias sociais

Objetivos

  • Levar os alunos a lançarem um olhar mais crítico e propositivo sobre temas diversos
  • Aproximar o professor no ambiente digital dos alunos

Contexto

Muito jovens se sentem julgados e pouco ouvidos. Ao mesmo tempo que apreciam dar suas opiniões, também são produtores de diversos conteúdos opinativos na internet como os canais no YouTube e páginas de humor no Facebook. Sendo assim, o questionamento e o debate surgem como vias educativas pertinentes.

Percurso

  1. O professor lança um tema em aula, por exemplo bullying, para provocar a troca de opinião entre os estudantes via posts no aplicativo Snapchat*.
  2. Os alunos adicionam o professor como amigo no Snapchat* para que ele receba as publicações. Os colegas podem se adicionar para que todos vejam as publicações.
  3. Os estudantes respondem à provocação do tema do professor com publicações fora do período de aula.
  4. O professor acompanha as opiniões publicadas.
  5. O professor avalia o que possui vocação para ser explorado em aula e propõe debates, reflexões e conexões com o planejamento de aula.

Recursos

  • Celulares e computadores com acesso à internet
  • Espaço dentro e fora da escola
  • Tempo: uma semana

 

 

Estudos Relacionados

Nenhum estudo encontrado!