Alunos desenvolvem coletivamente soluções para problemas reais e de seu interesse
Objetivos
- Engajar os alunos no aprendizado colaborativo
- Desenvolver soluções para desafios reais e próximos aos estudantes
Contexto
A motivação para aprender está ligada tanto à metodologia de aprendizagem quanto ao tema aprendido – e a possibilidade de trabalhar com problemas reais vivenciados pelos adolescentes e de forma experiencial desperta seu engajamento. O trabalho em grupo, por sua vez, desenvolve uma das competências para a vida no século XXI: a colaboração.
Percurso
- O professor levanta junto aos alunos temas que os instiguem, mobilizem e estejam ligados ao seu cotidiano, por exemplo: a falta de água na escola.
- Professores e alunos transformam os temas em desafios para que os estudantes proponham soluções reais, por exemplo: como podemos otimizar a água que chega à escola?
- Os alunos são divididos em grupos por afinidade com os temas levantados.
- Cada grupo pesquisa, de forma autônoma, conteúdos relacionados ao tema em busca de uma solução. A pesquisa pode ser feita em livros, materiais didáticos, vídeos na internet, entrevistas com especialistas, entre outros.
- Cabe ao professor estimular e orientar os alunos a usarem fontes distintas de informação e despertar sua criatividade, para que eles transformem o conhecimento em uma solução.
- O objetivo final dos estudantes é apresentar uma solução à turma, apresentando explicações que justifiquem o trajeto percorrido para a pesquisa e, posteriormente, a descoberta.
- Os projetos podem ser expostos em um festival para celebrar a produção das equipes, criando um ambiente de autoestima das conquistas dos alunos.
Dica
- O professor pode direcionar o desafio para sua disciplina ou a atividade pode ser realizada em uma proposta transdisciplinar, envolvendo diversos professores e áreas de estudos distintas.
- O professor pode oportunizar para que os alunos construam e testem as soluções elaboradas incentivando a aprendizagem prática.