Maneiras de aproveitar o mundo digital a favor de uma aprendizagem com significado
Objetivos
- Usar a tecnologia para o estudante criar sua própria jornada de aprendizagem a partir de projetos
Contexto
A aprendizagem baseada em projetos é uma metodologia de aprendizagem em que os alunos se envolvem com tarefas e desafios para desenvolver um projeto ou um produto. Ela integra diferentes conhecimentos e estimula o desenvolvimento de competências, como trabalho em equipe, protagonismo e pensamento crítico.
Tudo começa com um problema ou questão que seja desafiadora, que não tenha resposta fácil e que estimule a imaginação. O método faz com que o aluno tenha um papel ativo para o seu aprendizado. A tecnologia é utilizada como meio para que os estudantes encontrem respostas para suas perguntas e referências para criarem os projetos imaginados.
Percurso
- Crie um problema ou um desafio que precisa ser solucionado pelos estudantes a partir dos conhecimentos que eles precisam desenvolver tanto no currículo quanto para a vida (por exemplo, por que planetas com água têm mais chances de ter vida? Como controlar a proliferação de mosquitos que podem causar dengue em um rio? Como garantir acesso à energia elétrica para vilarejos de países africanos?)
- Dê tempo para os estudantes realizarem pesquisas na internet, em livros e em conversas com outras pessoas para buscarem respostas para o desafio
- Crie um espaço de discussão online ou offline para os estudantes trocarem o que aprenderam entre si e com o mundo, via videoconferências ou chats
- Incentive os alunos a utilizarem meios digitais para organizar os aprendizados que tiveram na pesquisa e construir soluções
Dica
Uma forma de incrementar o passo 3 é fazer parceria com outra escola, para que a troca seja ainda mais intensa – entre estudantes de realidades diferentes ou que terão acesso a materiais diferentes.
Recursos
- Computador conectado à internet
Inspiração
Especial Mão na Massa do Porvir (http://bit.ly/mao-na-massa-porvir)