Sobre o
Faz Sentido

  • 1 O que é?
  • 2 Por que fizemos?
  • 3 O que você encontra na plataforma?
  • 4 Como fizemos?
  • 5 Quem Somos?
  • 1 O que é?
  • 2 Por que fizemos?
  • 3 O que você encontra na plataforma?
  • 4 Como fizemos?
  • 5 Quem Somos?

O que é?

O Faz Sentido tem o propósito de apoiar Redes de Ensino, escolas e professores na construção de uma educação mais conectadas com as características, o contexto, as necessidades e os interesses dos estudantes do século 21.

Desde 2014, os parceiros envolvidos na iniciativa têm trabalhado junto a especialistas e Redes de Ensino para:

  • Mapear os principais entraves enfrentados por Redes, escolas, professores e alunos;
  • Realizar estudos sobre diferentes aspectos relacionados ao universo dos estudantes;
  • Organizar um conjunto diversificado e customizável de recomendações e práticas que apoiem o enfrentamento dos desafios identificados;
  • Construir percursos que permitam a cada Rede, escola ou professor, promover mudanças na educação de forma colaborativa e a partir da sua realidade.

Por que fizemos?

Os estudantes do século 21 estão em constante transformação. Eles têm novos comportamentos, necessidades e formas de aprender. Assim, as escolas têm o desafio de se adaptar para ser relevante para estes estudantes, engajá-los e promover aprendizagem. O Faz Sentido nasceu para empoderar e instrumentalizar os professores, gestores escolares e técnicos das Secretarias de Educação, as pessoas que fazem a educação no dia-a-dia, para que elas sejam capazes de encontrar soluções em conjunto com a comunidade escolar, e assim gerar as mudanças que precisam acontecer na educação.

O que você encontra na plataforma?

O Faz Sentido foi desenvolvido para disponibilizar soluções, orientações e ferramentas, bem como promover processos de troca e colaboração, para apoiar Redes, escolas e professores. O conteúdo está distribuído nas seguintes seções:

  • Trilhas

    As Trilhas são guias práticos para orientar a construção de novas soluções para as escolas, a partir de processos de escuta, criação coletiva, desenvolvimento e experimentação.

  • Referências

    As referências reúnem três tipos de conteúdos: estudos, recomendações e práticas, que estão à disposição para aqueles que quiserem aprofundar os seus conhecimentos em relação aos temas trabalhados na Faz Sentido.

  • Mural de Experiências

    O Mural de Experiências é um espaço aberto para que você possa compartilhar suas experiências com o Faz Sentido e navegar pelas experiências de outras pessoas.

  • Contato

    Espaço de interatividade entre os usuários e o Faz Sentido. Ajude-nos a oferecer um conteúdo ainda mais relevante para quem quer construir uma educação que faça mais sentido para os estudantes. Interaja, opine, compartilhe, participe!

Como fizemos?

O Faz Sentido tem sido construído a muitas mãos! O processo começou em 2014, por iniciativa do Instituto Inspirare, que convidou diversos parceiros a se integrarem ao projeto, estruturado em duas vertentes: ações de design e ações de campo.

As ações de campo foram conduzidas por duas organizações: Laboratório de Inovação Educacional (LABi) e Laboratório de Mídia e Educação (MEL). Essas iniciativas ocorreram junto às secretarias municipais de educação de Salvador (BA) e São Miguel dos Campos (AL), respectivamente. As atividades envolveram a realização de:

  • Escutas, com a participação de mais de 6.700 gestores, técnicos, conselheiros, professores, alunos e familiares ligados aos anos finais das suas Redes;
  • Oficinas de cocriação, que reuniram mais de 260 professores, alunos e familiares, para prototipação e experimentação de soluções práticas para resolver os problemas que eles mesmos mapearam;
  • Grupos de trabalho, com técnicos das secretarias, para construção e implementação de novas diretrizes para o Ensino Fundamental II em suas redes.

Já as ações de design, conduzidas pela Agência Tellus, envolveram a realização de:

  • Estudos sobre a adolescência e juventude e temas relacionados ao Ensino Fundamental II e Ensino Médio;
  • Oficinas de cocriação, que contaram com a colaboração de mais de 65 especialistas na curadoria e no desenvolvimento de recomendações e práticas;
  • Trilhas para orientar Redes, escolas e professores a redesenhar o Ensino Fundamental II e Ensino Médio, que têm sido construídas e aprimoradas coletivamente por todos os parceiros do projeto;
  • Plataforma Faz Sentido, também construída de forma colaborativa, que busca disponibilizar todos os conteúdos e ferramentas gerados pelo projeto, a fim de que sejam utilizados de forma ampla, amigável, customizada e gratuita por redes, escolas e professores de todo o país.

Na etapa atual, Inspirare, Instituto Unibanco e Agência Tellus estão desenvolvendoações e ferramentas de interação e formação para disseminar o Faz Sentido por todo o país e apoiar a sua implementação, especialmente por redes públicas de educação.

Quem Somos?

  • INSTITUTO INSPIRARE

    O Inspirare é um instituto familiar, com a missão de inspirar inovações que ampliem a equidade, qualidade e relevância da educação para os estudantes brasileiros. Em sua trajetória, ajudou a criar iniciativas como o Porvir, o Centro de Referências em Educação Integral, a Escola Digital e o CIEB – Centro de Inovação para a Educação Brasileira. No campo da Educação Integral, contribui para que profissionais, instituições e políticas educacionais promovam o desenvolvimento integral dos estudantes. Na área da Inovação, fomenta mudanças na gestão, nas práticas pedagógicas e no ambiente das escolas. E no foco da Participação dos Estudantes cria oportunidades para que colaborem de forma mais ativa com a transformação da educação brasileira, seja no cotidiano de suas escolas, seja no âmbito das políticas educacionais.

  • INSTITUTO UNIBANCO

    Criado em 1982, o Instituto Unibanco – uma das instituições responsáveis pelo investimento social privado do Itaú Unibanco – é uma organização sem fins lucrativos que atua com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação pública no Brasil. Com o foco na melhoria dos resultados e na produção de conhecimento sobre o Ensino Médio, o Instituto Unibanco dedica-se a elaborar e implementar soluções de gestão – na rede de ensino, na escola e sala de aula – comprometidas com a capacidade efetiva das escolas públicas de garantir o direito à aprendizagem de todos os estudantes. Busca ainda a institucionalização, nas redes de ensino, de uma visão orientada para a sustentabilidade dos resultados de aprendizagem e da equidade entre as escolas e no interior de cada uma delas.

  • TELLUS

    A Agência Tellus é a primeira agência de design de serviços públicos no Brasil. Auxilia o governo e organizações provedoras de serviços públicos a encontrar e priorizar oportunidades de melhorias dos serviços para, então, desenvolver, com cidadãos e servidores, serviços públicos de alta qualidade.

    A elaboração do Faz Sentido também contou com a colaboração das organizações Laboratório de Mídia e Educação (MEL) e Laboratório de Inovação Educacional (LABi).