Trilha . Combinados da Turma

Ambiente da Escola

Escutar e Escolher

Objetivo:

Reorganizar o espaço físico e os acordos de convivência escolar para promover um ambiente mais acolhedor, estimulante, funcional, participativo e adequado às necessidades dos estudantes através da criação coletiva dos Combinados da Turma. 

Quem lidera

Coordenadores da Trilha FAZ SENTIDO

Quem participa

Estudantes . professores . funcionários . coordenadores pedagógicos . diretores . familiares . parceiros da comunidade

Suas observações

Comece por aqui!

Como se preparar

Escutar e Escolher

Quem lidera

Professor coordenador da Trilha

Quem participa

Alunos . comunidade escolar . professores . diretores . coordenadores

Suas observações

Vamos criar soluções de forma coletiva!

Na etapa Escutar e Escolher, você identificou que o Ambiente da Escola é o desafio mais relevante para os seus estudantes nesse momento. Agora, nosso convite, é que a solução para estas questões seja desenvolvida a partir de um processo criativo e colaborativo. Dessa forma é possível enriquecer o resultado ao acessar uma grande diversidade de pontos de vista e ideias, garantir a corresponsabilização dos diferentes estudantes e criar uma cultura de mudança.

Lembre-se que para ser possível realizar esta etapa, é fundamental que você tenha feito a Escuta Inspiracional, disponível na etapa Escutar e Escolher. Caso não tenha realizado essa atividade ainda, clique aqui.

Para criar em conjunto, sugerimos que você organize Oficinas de Cocriação, que são encontros participativos, criativos e fáceis de serem conduzidos! Para as Oficinas de Cocriação, preparamos alguns materiais (como uma orientação para organizar, realizar e registrar os resultados da criação coletiva), e algumas ferramentas que ajudarão no desenvolvimento do passo a passo das oficinas. E você também irá contar com os seguintes conteúdos:

  • dados da etapa Escutar e Escolher (levar em conta o que foi dito e proposto na etapa anterior é essencial!).
  • o estudo do tema Ambiente da Escola que temos na plataforma FAZ SENTIDO. 
  • recomendações e práticas sobre tema Ambiente da Escola disponíveis na plataforma FAZ SENTIDO. 

Então, vamos lá!

Passo a passo

Quem lidera

Professor coordenador da Trilha

Quem participa

Alunos . comunidade escolar . professores . diretores . coordenadores

Suas observações

Vamos detalhar o produto!

Na etapa anterior, Criar em Conjunto, os estudantes geraram várias propostas de solução para o desafio de Ambiente da Escola. Agora chegou a hora de analisar e selecionar as propostas que serão desenvolvidas de forma detalhada (os conteúdos, formato e compartilhamento do produto).

Você vai encontrar orientações e ferramentas que darão suporte a todo o trabalho. Além disso, é importante levar em consideração os seguintes materiais:

  • dados da etapa Escutar e Escolher.
  • Propostas de solução da etapa Criar em Conjunto.
  • estudo do tema Ambiente da Escola disponível na plataforma FAZ SENTIDO.
  • recomendações e práticas sobre tema Ambiente da Escola disponíveis na plataforma FAZ SENTIDO.

Vamos lá?

Passo a passo

Quem lidera

Professor coordenador da Trilha

Quem participa

Alunos . comunidade escolar . professores . diretores . coordenadores

Suas observações

Chegou a hora de colocar o produto em prática!

Na etapa anterior, Desenvolver o Produto, o principal objetivo era detalhar e aprofundar o que foi selecionado como desafio relevante na etapa Escutar e Escolher e que teve propostas de solução desenvolvidas na etapa Criar em Conjunto.

Com o produto em mãos, chegou a hora de tirá-lo do papel! Para colocá-lo em prática é importante que as condições necessárias sejam garantidas, e que você possa acompanhar sua implementação, avaliar e compartilhar os resultados gerados.

Selecionamos aqui algumas orientações importantes para a realização desta etapa do trabalho. Além disso, não se esqueça, você pode sempre consultar os materiais disponíveis em toda a plataforma FAZ SENTIDO, como por exemplo:

Vamos lá!

Passo a passo

Completar etapa

Recomendações e Práticas

Estudos Relacionados

  • Ambiente da Escola – Arquitetura, Infraestrutura e Clima

  • Aviso

    Para criar em conjunto é essencial ter concluído a etapa Escutar e Escolher e ter realizado a Escuta Inspiracional. Caso não tenha feito esse processo, retorne à etapa anterior.