Objetivo:
Aprimorar e diversificar o uso de processos e instrumentos de avaliação e certificação que façam mais sentido para os estudantes através da criação coletiva do produto Planejamento do Professor para o Uso de Instrumentos e Processos de Avaliação.
Coordenadores da Trilha FAZ SENTIDO
Estudantes . professores . funcionários . coordenadores pedagógicos . diretores . familiares . parceiros da comunidade
1. Estruturar a equipe do projeto
É aqui que tudo começa! Para que a Trilha aconteça conforme o previsto, é importante que o Professor-Coordenador do Projeto se integre sobre os próximos passos do processo. Ele que vai garantir a elaboração do planejamento, colocá-lo em prática e acompanhar a sua implementação. O papel dessa coordenação é delinear, articular e realizar as atividades previstas no Plano de Trabalho e no Plano de Comunicação.
Orientações
Como estruturar a equipe do projeto?
2. Elaborar o plano de trabalho
Para construir um processo de transformação é preciso organização. Por isso, sugerimos a elaboração do Plano de Trabalho, que contempla a definição da equipe participante, as ações a serem realizadas, os recursos necessários e o cronograma do processo. A proposta é assegurar as condições necessárias para a realização da Trilha e estruturar cada uma de suas etapas com base no contexto e especificidades. O documento pode – e deve – ser ajustado ao longo do percurso, a fim de incorporar novas ideias e aprendizados.
Orientações
Como elaborar o plano de trabalho?
Ferramentas
Termo de adesão – Professor
Termo de compromisso – Professor
Plano de Trabalho
3. Planejar a comunicação e mobilização
Uma boa comunicação é fundamental para mobilizar os estudantes e a comunidade escolar em um processo de transformação! Por isso, é essencial a criação de um Plano de Comunicação. Ele prevê as ações e os canais que serão utilizados para um diálogo claro, direto, permanente e motivador. A intenção é informar a todos sobre o desenvolvimento de cada etapa da Trilha, fomentar a participação, estimular a partilha de experiências e permitir que os interessados acompanhem e se apropriem dos resultados alcançados.
Orientações
Como planejar a comunicação e mobilização?
Ferramentas
Plano de Comunicação
1. Realização da Escuta Inspiracional
Comece ouvindo! A Escuta Inspiracional buscar envolver e ouvir os estudantes e a comunidade escolar para aprofundar o conhecimento sobre as principais necessidades e, assim, poder mapear desafios e oportunidades. Essa consulta acontece por meio de duas atividades complementares: a escuta qualitativa, via rodas de conversa, e a escuta quantitativa, via questionários estruturados.
Orientações
Como realizar a Escuta Inspiracional?
Ferramentas
Roteiro de Perguntas Norteadoras
Modelo de questionário para escuta quantitativa
2. Registro e Sistematização da Escuta Inspiracional
Com a Escuta realizada, chega o momento de sistematizar o que foi ouvido! Esse registro vai apoiar a construção de um Mapa de Desafios e Oportunidades, que indica o que não está funcionando e aponta sonhos e desejos.
Orientações
Como registrar e sistematizar a Escuta Inspiracional?
Ferramentas
Mapa de desafios e oportunidades
3. Devolutiva da Escuta Inspiracional e Pacto de Prioridades
É essencial que todos que participaram do processo possam também conhecer os resultados. Cada descoberta precisa ser compartilhada. Desta forma, a comunidade escolar pode definir quais são as prioridades a serem tratadas nas próximas etapas da Trilha.
Orientações
Como fazer a devolutiva da Escuta Inspiracional e pactuar prioridades?
Professor coordenador da Trilha
Alunos . comunidade escolar . professores . diretores . coordenadores
Na etapa Escutar e Escolher, você identificou que a Avaliação e Certificação é o desafio mais relevante para os seus estudantes nesse momento. Agora, nosso convite, é que a solução para estas questões seja desenvolvida a partir de um processo criativo e colaborativo. Dessa forma é possível enriquecer o resultado ao acessar uma grande diversidade de pontos de vista e ideias, garantir a corresponsabilização dos diferentes estudantes e criar uma cultura de mudança.
Lembre-se que para ser possível realizar esta etapa, é fundamental que você tenha feito a Escuta Inspiracional, disponível na etapa Escutar e Escolher. Caso não tenha realizado essa atividade ainda, clique aqui.
Para criar em conjunto, sugerimos que você organize Oficinas de Cocriação, que são encontros participativos, criativos e fáceis de serem conduzidos! Para as Oficinas de Cocriação, preparamos alguns materiais (como uma orientação para organizar, realizar e registrar os resultados da criação coletiva), e algumas ferramentas que ajudarão no desenvolvimento do passo a passo das oficinas. E você também irá contar com os seguintes conteúdos:
Então, vamos lá!
1. Preparação das Oficinas de Cocriação
Chegou a hora de preparar a realização das Oficinas de Cocriação! Para que tudo corra bem, e seja possível a mobilização de um bom número de participantes, preparamos uma orientação que explica em detalhes como esse processo funciona.
Orientações
Como organizar e facilitar as Oficinas de Cocriação?
2. Execução das Oficinas de Cocriação
Esse é o momento da realização as oficinas. Se nunca realizou ou liderou uma atividade como essa, não se preocupe! Separamos abaixo algumas ferramentas para ajudá-lo nesse momento.
Ferramentas
Roteiro para Oficina de Cocriação do Planejamento do Professor para Uso de Instrumentos e Processos de Avaliação
Mapa para Criação de Soluções
Questionário de Avaliação da Oficina de Cocriação
3. Registro das Soluções Criadas
Cocriar com a comunidade escolar é um processo rico. Por isso, organizar o que foi gerado e compartilhar com todos é fundamental. Para ajudá-lo com essas tarefas, sugerimos o uso da ferramenta abaixo – que dará apoio para a sistematização dos resultados.
Ferramentas
Registro das Soluções Criadas
Professor coordenador da Trilha
Alunos . comunidade escolar . professores . diretores . coordenadores
Na etapa anterior, Criar em Conjunto, os estudantes geraram várias propostas de solução para o desafio de Avaliação e Certificação. Agora chegou a hora de analisar e selecionar as propostas que serão desenvolvidas de forma detalhada (os conteúdos, formato e compartilhamento do produto).
Você vai encontrar orientações e ferramentas que darão suporte a todo o trabalho. Além disso, é importante levar em consideração os seguintes materiais:
Vamos lá?
1. Detalhamento do produto
Para que a mudança proposta consiga se concretizar, é fundamental desenvolver mais a fundo as ideias de solução geradas na etapa Criar em Conjunto. Abaixo você encontrará as ferramentas necessárias para dar conteúdo e forma ao seu produto do tema Avaliação e Certificação.
Ferramentas
Roteiro de detalhamento do Planejamento do Professor para Uso de Instrumentos e Processos de Avaliação
Plano de Desenvolvimento de Produtos
Planejamento do Professor para Uso de Instrumentos e Processos de Avaliação
2. Validação e ajustes
Com o produto do tema Avaliação e Certificação construído e detalhado, chegou o momento de validá-lo com o objetivo de realizar ajustes e melhorias. Veja na orientação abaixo como fazer isso.
Orientações
Como validar o novo produto?
3. Partilha
Essa é a hora de compartilhar o seu produto do tema Avaliação e Certificação com os estudantes – e outros professores – e mobilizá-los para o seu uso! Separamos a seguir algumas dicas importantes que irão ajudá-lo a fazer isso da melhor forma.
Orientações
Como comunicar o novo produto?
Professor coordenador da Trilha
Alunos . comunidade escolar . professores . diretores . coordenadores
Na etapa anterior, Desenvolver o Produto, o principal objetivo era detalhar e aprofundar o que foi selecionado como desafio relevante na etapa Escutar e Escolher e que teve propostas de solução desenvolvidas na etapa Criar em Conjunto.
Com o produto em mãos, chegou a hora de tirá-lo do papel! Para colocá-lo em prática é importante que as condições necessárias sejam garantidas, e que você possa acompanhar sua implementação, avaliar e compartilhar os resultados gerados.
Selecionamos aqui algumas orientações importantes para a realização desta etapa do trabalho. Além disso, não se esqueça, você pode sempre consultar os materiais disponíveis em toda a plataforma FAZ SENTIDO, como por exemplo:
Vamos lá!
1. Garantia das condições para colocar em prática
Para dar início à implementação do produto desenvolvido na etapa anterior, é essencial garantir as condições necessárias. Veja na orientação abaixo como esse processo funciona.
Orientações
Como garantir as condições para colocar em prática?
2. Acompanhamento
Para que o processo de implementação corra bem, é importante estabelecer um processo simples, mas efetivo, de acompanhamento, que monitore e registre sistematicamente como anda a implementação.
Orientações
Como realizar o acompanhamento?
3. Avaliação e partilha dos resultados
Chegamos ao último passo da Trilha! Este é o momento de refletir sobre os resultados alcançados com o projeto. Como nem sempre se chega aos resultados desejados de primeira, esse momento também inclui a revisão do que não foi efetivo e o desenho de ajustes, para que os objetivos inicialmente traçados sejam alcançados. Por fim, é preciso compartilhar os resultados conquistados para garantir a transparência do processo e continuar contando com a participação de todos, tanto para aprimorar o que ainda não está bom, quanto para celebrar as conquistas. Veja na orientação a seguir algumas dicas para fazer o processo de avaliação (e também de partilha de resultados).
Orientações
Como avaliar e compartilhar os resultados?