Início da Trilha . Professor

Escutar e Escolher

Objetivo?

Essa etapa é a primeira da Trilha FAZ SENTIDO! Nela você irá envolver os estudantes e a comunidade escolar, preparar e organizar o processo de trabalho e ouvir os envolvidos. Vai mapear suas percepções, necessidades e desejos através de uma atividade chamada Escuta Inspiracional. A intenção é aprofundar o conhecimento da realidade existente e determinar as prioridades.

Quem lidera

Professor

Quem participa

Estudantes . Professores . Familiares

Suas observações

Comece por aqui!

Você vai dar o início preparando o terreno e organizando o processo! Para isso, é preciso organizar a equipe participante, o plano de trabalho e o plano de comunicação do projeto. Com esses materiais definidos você terá o essencial para que o projeto ocorra de forma fluida.

Logo a seguir você irá mapear o que está – e o que não está – funcionando! Ao final poderá definir prioridades e encontrar os pontos de partida para o trabalho. Para isso, é importante ouvir os estudantes pois são eles que podem lhe contar as dificuldades que enfrentam e seus sonhos para transformar o dia-a-dia na sala de aula.

Para isso, será realizada uma atividade chamada Escuta Inspiracional que acontece por meio de duas atividades complementares: a escuta qualitativa, via rodas de conversa, e a escuta quantitativa, via questionários estruturados. Com esses materiais em mãos, será possível sistematizar o que foi dito e pactuar as prioridades que serão compartilhadas com a turma.

Se nunca tiver feito uma processo como esse antes, não se preocupe! Para auxiliá-lo, separamos aqui algumas orientações e ferramentas para a preparação, realização, registro e compartilhamento dos dados da escuta. Elas funcionam como um guia detalhado para cada passo. E você também pode contar com alguns outros conteúdos disponíveis em todo o site, como por exemplo:

  • Estudos de diversos temas.
  • Recomendações e Práticas.

Como se preparar

Escutar e Escolher

Completar Etapa e escolher Tema

Estudos Relacionados

  • Diversidade, equidade e inclusão na escola

  • Currículo e Práticas Pedagógicas

  • Avaliação Educacional

  • Ambiente da Escola – Arquitetura, Infraestrutura e Clima

  • Família e Comunidade

  • Formação de Educadores no Ensino Médio

  • Gestão Escolar para o Ensino Médio

  • Tecnologias no Ensino Médio

  • Juventudes e o Ensino Médio

  • Ambiente da Escola – Arquitetura, Infraestrutura e Clima

  • Tecnologias no Ensino Fundamental II

  • Avaliação e Certificação

  • Formação de Educadores

  • Gestão Escolar

  • Família e Comunidade

  • Adolescentes

  • Currículo e Práticas Pedagógicas

  • Aviso

    É muito importante que você percorra todos os passos dessa etapa antes de passar para a próxima. As descobertas feitas e materiais desenvolvidos nesse momento serão essenciais e pré requisitos para as outras etapas que virão à seguir!